O CAMINHO DO ÊXTASE

O aprendiz de Cabala que escolhe o Caminho do Êxtase como forma de iniciar seu estudo encontrará na oração e nos Nomes Sagrados de Deus o foco principal de sua busca. Através de preces e cânticos tradicionais, este estudante buscará unir-se às palavras de sua oração tão intimamente, que seu corpo se tornará uma prece viva.

Tornar-se um só com a oração significa eliminar através dela a consciência material e elevar-se, entrando noutro plano de consciência. Isso não é fácil e demora a ser alcançado, pois é necessário ter uma concentração total para obter resultados.

Assim como é difícil e cobra muita persistência e disciplina, quem anda pelo Caminho do Êxtase recebe em suas práticas energia de muito boa qualidade, desde o primeiro momento. Isso acontece porque o aprendiz estará orando e a oração é o único veículo para alcançar o Mundo Divino. Orar eleva a alma um pouquinho de cada vez, por isso, o caminho pode ser lento, mas é muito seguro.

As orações preferidas dos buscadores que estão nesse caminho são os Salmos e a invocação dos sagrados Nomes de Deus. Dá-se especial atenção aos exercícios de permutação com o Tetragramaton, como é conhecido como o Sagrado Nome de Deus com quatro letras.

Os Salmos são 150 cânticos tradicionais, que estão na Bíblia, compondo o Livro dos Salmos, que também é chamado de Saltério. Os Salmos não pertencem a uma religião em particular, pois vêm sendo usados há séculos por várias linhas religiosas.

Podemos considerar o Livro dos Salmos um presente divino para a humanidade, uma dádiva que permite alcançar Deus. Se você tem uma Bíblia em casa, tem os Salmos perto de si.

A emanação luminosa dos Salmos é tanta, que apenas por deixar o livro aberto num deles, dentro de um ambiente, a harmonia começa a emanar e se instala. Experimente fazer isso no momento em que há uma discussão acalorada entre duas pessoas. Sem que elas vejam, abra num Salmo, como o 103 por exemplo, que é um Salmo harmonizador. Em pouco tempo a discussão cessa. Ainda que não se resolva o motivo do conflito, o coração de uma das partes se negará ao combate.

Além dos Salmos, quem trilha pelo Caminho do Êxtase estuda os Sagrados Nomes de Deus. A tradição cabalista revela a existência de dez Nomes Divinos que podem ser conhecidos pelo ser humano. Alguns são muito conhecidos porque aparecem nos textos bíblicos, como "El" e "Adonai". Outros são menos comuns e pouco conhecidos.

Cada Nome Divino corresponde a uma sefira da Árvore da Vida e por sua posição nesse esquema, já permite num primeiro momento perceber que tipo de vibração emana dele.

O estudo dos Sagrados Nomes de Deus passa também pelo desdobramento de cada palavra nas letras que a compõem e pela análise dessas letras, uma a uma. Cada letra tem um potencial vibratório que deve ser conhecido, uma vez que a totalidade das vibrações das letras do nome é que determina as qualidades que ele possui.

Depois que conhece os nomes, o estudioso passa a praticar sua ligação com eles e aprende a usá-los em invocações. Esses exercícios incluem permutações da posição das letras dentro do nome, segundo regras místicas muito especiais. Sempre pela repetição dos nomes, o praticante chega ao estado de supraconsciência que é o êxtase místico.

Voltar

Copyright 2003 CELINA FIORAVANTI
Todos os direitos reservados.

 

 
   
 

 


Copyright Celina Fioravanti
Todo o conteúdo deste website, cursos, livros e demais materiais aqui expostos estão
devidamente registrados e sob proteção da Lei nº 9,610, de 19/02/1998, referente ao Direito Autoral.
Não é autorizado a sua reprodução por qualquer meio, sem a prévia autorização de seus herdeiros e/ou seus editores.