A Lua, como o Sol, é um dos luminares, uma vez que ilumina a Terra. No entanto, a Lua não tem luz própria, ela reflete a luz solar. Ela é o único satélite da Terra e o corpo celeste que está mais mais próximo do nosso planeta.

   A cada 27 dias, aproximadamente, a Lua dá uma volta ao redor da Terra, voltando à mesma posição relativa no céu: este é o mês sideral. Mas as quatro fases da Lua são uma ocorrência que não depende só do mês sideral, pois há o movimento da Terra ao redor do Sol que amplia o tempo que Lua, Terra e Sol voltam à mesma posição relativa. Em virtude desses movimentos conjuntos, o mês sinótico ou lunação é de cerca de 29 dias.

   Na Astrologia, a Lua representa a parte da personalidade mais subjetiva e que reage mais prontamente às influências exteriores. Ela dá inspiração, imaginação, sensibilidade, intuição e visões. Mas ela pode também ser responsável por instabilidade emocional, caprichos, medos, sensibilidade excessiva, devaneios e fantasias.

   Em todas as culturas a Lua é uma entidade feminina, estando associada a deusas cuja ligação com os aspectos femininos são exaltados. Ela aparece como deusa da maternidade, do amor e da prosperidade.

 

O QUE É UM RITUAL

   Um ritual é uma celebração que nos permite sintonizar com uma determinada energia. Há rituais em todas as crenças religiosas e eles sempre representam um acontecimento simbólico, no qual uma série de procedimentos são repetidos.

   Quando falamos em ritual lunar, entendemos que esta é uma celebração fora de um contexto religioso. A idéia é criar sintonia com a força lunar, receber dela uma boa energia e pedir que facilite algo que precisamos obter.

   Para realizar corretamente um ritual, temos que movimentar a energia, com alguns procedimentos adequados. Há muito o que selecionar para se fazer um bom ritual, é essa seleção que vai criar a diferença entre um ritual fraco e um ritual poderoso.

   Não imagine que um ritual que está fora das suas crenças religiosas é errado ou perigoso. Pode ser assim ou não, depende de você. A sua intenção é que vai determinar acerto ou erro. Siga estas regras:

* não faça um ritual para interferir no livre arbítrio de alguém.

* não faça um ritual para obter o que não é justo.

* não faça por vingança, raiva, ciúme ou outras más motivações.

* não faça ritual por outras pessoas.

* não venda um ritual.

 

COMO MONTAR UM RITUAL

   Há muitos detalhes a dar atenção antes de fazer um ritual. É necessário selecionar dia, hora, lugar, objetos e outros elementos que vão compor o ritual. Siga todas as etapas se quiser fazer um bom ritual.

 

PREPARAÇÃO PESSOAL:

   No dia do ritual lunar, procure ter uma alimentação leve e não passar por muitas tensões, para estar bem na hora do ritual. Meia hora antes, tome um banho. A Lua pede perfume de boa qualidade, mais doce e floral.

   Coloque roupas claras e soltas, para a energia do corpo não ficar retida em roupas apertadas. As cores mais tradicionais da Lua são o branco, o azul e o prata. Essas cores servem tanto para roupas exteriores quanto íntimas.

   A Lua pede adornos, pois ela é feminina. Prefira bijouterias prateadas ou jóias de prata, as pérolas também são elementos lunares de adorno.

LUGAR:

   O ritual pode ser dentro ou fora de casa, depende das condições climáticas e da disponibilidade. Você pode fazer numa sala ou até mesmo no quarto. Num jardim, sobre o gramado ou na areia praia são lugares interessantes. A Lua está ligada à água doce também, na beira de um rio ou de um lago é perfeito.

   A principal condição do lugar é que haja uma certa paz, silêncio e privacidade. Não é preciso solidão e silêncio total, mas ter calma para fazer o ritual e receber as energias.

   Prefira uma posição na qual possa ver a Lua, se o céu não estiver encoberto, pois ela estará presente com mais força. Isso não quer dizer que dias nos quais a Lua não é visível não são bons.

 

 

Copyright 2003 CELINA FIORAVANTI
Todos os direitos reservados.

 

 
   
 

 


Copyright Celina Fioravanti
Todo o conteúdo deste website, cursos, livros e demais materiais aqui expostos estão
devidamente registrados e sob proteção da Lei nº 9,610, de 19/02/1998, referente ao Direito Autoral.
Não é autorizado a sua reprodução por qualquer meio, sem a prévia autorização de seus herdeiros e/ou seus editores.