OS EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS

As primeiras horas do dia são as melhores para os exercícios respiratórios, mas nada impede de ter uma hora pessoal, como ao pôr do sol. Lembrar que para fazer exercícios de respiração o estômago precisa estar vazio. Evitam-se roupas apertadas, para não cortar o fluxo energético, principalmente na altura da cintura.

Os exercícios são feitos em posição sentada. Pode-se sentar numa cadeira, de forma que os pés fiquem apoiados no chão, sem cruzar as pernas, encostado ou não no espaldar, mas mantendo a coluna ereta. Quem preferir pode sentar no chão, com as pernas dobradas, na postura tradicional da ioga. A coluna, sempre ereta, sem tensão muscular. Os olhos ficam normalmente fechados durante a prática.

Procura-se ter paz e silêncio durante os minutos em que se faz os exercícios, mas música suave pode ser colocada. Sempre lembro que o roteiro de exercícios nunca ultrapassa 5 minutos, mas que se deve sentar para praticá-los como se fosse levar muito tempo, nada de ficar pensando no que vai fazer em seguida, nem sentar para respirar com pressa.

Alguns exercícios favorecem eliminação de fluidos, principalmente catarros ou saliva, causando tosse ou secreções nasais, por isso é bom ter à mão lenço de papel para usar durante a prática.

Há diferentes categorias de exercícios, de acordo com a função que eles desempenham. Destacamos os exercícios de energização, de equilíbrio e de limpeza. Vou ensinar um exercício de cada tipo.

 

EXERCÍCIO DE ENERGIZAÇÃO

Ajuda a absorver maior quantidade de fluido energético.

É chamado RESPIRAÇÃO GLANDULAR:

Realizada sempre com a boca fechada. Para começar, inspira-se pelo nariz, levando a cabeça para trás, como quem quer olhar o teto. Reter o alento. A seguir, expira-se pelo nariz, trazendo a cabeça para a frente, até encostar o queixo no peito. Tentar pressionar com o queixo esse ponto, no qual está localizada a tireóide. Reter o alento. Reinicia-se a partir dessa posição, inspirando e levando a cabeça para trás. Repetir 3 a 5 vezes. Esse exercício ativa a tireóide e estimula o bulbo raquídeo. RITMO: inspira em 4 tempos, retém 2 tempos, expira em 8 tempos e retém 2 tempos. RITMO 4/2/8/2.

 

EXERCÍCIO DE EQUILÍBRIO

Abre os canais por onde a energia flui.

É chamado RESPIRAÇÃO POLARIZADA SIMPLES:

Fazer sempre com a boca fechada. Tapar a narina direita e fazer 3 respirações completas (inspira e expira) pela narina esquerda, que está livre. Terminando, trocar - tapar a narina esquerda e fazer 3 respirações completas pela narina direita. Tenha sempre o cuidado de respirar o mesmo número de vezes com cada narina, para não gerar desequilíbrio energético. RITMO: inspira em 3 tempos, retém 2 tempos, expira em 6 tempos, retém 2 tempos. RITMO 3/2/6/2.

 

EXERCÍCIO DE LIMPEZA

Elimina energia de baixa vibração, cuja qualidade é negativa.

É chamado SOPRO SEM PARADA:

Com a boca fechada, inspirar sem forçar a entrada do ar, não reter. Soltar o ar num sopro suave, longo. No final, um último sopro, para expulsar o restinho de ar dos pulmões. Esse exercício é bom para situações de perda energética por medo e raiva. RITMO: inspirar em 4 tempos, soltar o ar em 12 tempos. RITMO 4/0/12/0.

Expliquei três exercícios, mas há muitos mais. Você encontra a descrição de vários no RELIGAÇÃO, UMA TERAPIA PARA A ALMA, publicado pela Editora Pensamento.

Voltar

 

Copyright 2003 CELINA FIORAVANTI
Todos os direitos reservados.

 

 
   
 

 


Copyright Celina Fioravanti
Todo o conteúdo deste website, cursos, livros e demais materiais aqui expostos estão
devidamente registrados e sob proteção da Lei nº 9,610, de 19/02/1998, referente ao Direito Autoral.
Não é autorizado a sua reprodução por qualquer meio, sem a prévia autorização de seus herdeiros e/ou seus editores.